Ingredientes
1kg de bifanas de porco
1 dl de azeite
5 a 6 dentes de alho
1 colher (sopa) de colorau
pimenta moída na hora q.b. ( de 5 bagos)
3 folhas de louro
2dl de vinho branco
2dl de cerveja
4 colheres de sopa de whisky
2 colheres de sopa de vinho do Porto
1/2 limão
3 colheres (sopa) de massa de tomate
sal grosso q.b.
2 colheres (chá) de piripiri caseiro
batatas para fritar q.b.
Coloque num tacho o azeite, os dentes de alho bem picadinhos e leve ao lume e deixe que o alho frite um pouco para libertar sabor mas não deixe queimar.
Em seguida coloque o louro, o colorau, mexa um pouco, junte o vinho branco, a cerveja, o whisky, o vinho do Porto, a pimenta moída e deixe começar a ferver.
Quando levantar fervura, coloque a carne, um bifinho de cada vez, regue com sumo de meio limão e envolva-as bem no molho, coloque sal a gosto, as colheres da massa de tomate e o piripiri.
Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de 40 a 45 minutos, até que a carne fique tenrinha, se vir que precisa de mais molho, junte-lhe mais um pouco de cerveja ou de vinho branco, não coloque água porque este molho não leva nenhuma água.
Ao fim de 40 minutos rectifique os temperos, e veja se está tudo a seu gosto, se necessário junte mais um pouco de piripiri (que foi o meu caso) ou de sal e deixe por mais 5 minutos para o molho ficar bem apuradinho, mas sem tapar o tacho.
Enquanto acaba de apurar o molho, frite as batatas aos palitos.
Depois é só servir este suculento prato bem tradicional, com as batatas fritas, eu coloquei umas bifanas dentro de um pão com umas colheres de molho e acompanhei com cerveja bem fresquinha.
Bom apetite!
Dica:Feitas com antecedência, e aquecidas na hora de servir, as bifanas ficam ainda muito mais saborosas!