Ingredientes
300g de esparguete: escolha uma massa de boa qualidade que mantenha a textura al dente
400g de camarão descascado: fresco ou congelado (descongelado e seco)
4 dentes de alho: finamente picados para libertar todo o seu aroma
2 colheres de sopa de azeite: de preferência virgem extra para mais sabor
200ml de natas frescas: acrescenta cremosidade ao molho
1 limão biológico: use a raspa e o sumo para um toque cítrico e refrescante
1 molho de salsa fresca: finamente picada, acrescenta cor e frescura
1 pitada de pimenta malagueta: opcional, para um toque ligeiramente picante
Sal e pimenta: ajuste a gosto
Modo de Preparação
Comece por ferver uma panela grande com água. Tempere generosamente com sal (a água deve saber a água do mar) e adicione o esparguete. Coza de acordo com as instruções da embalagem para obter uma textura al dente. Lembre-se de reservar cerca de 100ml da água da cozedura antes de escorrer a massa; Vai precisar dele para engrossar o molho.
Enquanto a massa coze, prepare os camarões. Se ainda não estiverem descascados, retire as cascas e as cabeças, deixando os rabos se preferir (fica mais bonito no prato). Não se esqueça de remover a pequena tripa escura ao longo das costas com uma faca afiada. De seguida, seque-os com papel de cozinha para que dourem melhor durante a cozedura.
Numa frigideira grande, aqueça o azeite em lume médio-alto. Adicione o alho picado e salteie durante cerca de 30 segundos, até ficar perfumado, mas tenha cuidado para não o queimar, pois ficará amargo. Se usar malagueta, adicione agora.
Adicione os camarões à frigideira e salteie em lume forte durante cerca de 2 minutos. Devem ficar rosados e ligeiramente dourados nas bordas. Cuidado para não os cozinhar demais, ou ficarão borrachudos! Retire a frigideira do lume assim que os camarões estiverem prontos.
Volte a frigideira ao lume brando e verta as natas. Mexa delicadamente para incorporar o caldo da cozedura no creme. Adicione a raspa de limão e metade da salsa picada. Cozinhe em lume brando durante 1 minuto para que os sabores se misturem.
Escorra a esparguete al dente, reservando um pouco da água da cozedura.
Adicione o esparguete diretamente à panela com o molho. Misture delicadamente para envolver bem o macarrão. Se o molho parecer muito espesso, adicione um pouco da água da cozedura do macarrão para o diluir.
Termine espremendo um pouco de sumo de limão sobre o prato e adicionando o resto da salsa picada.
Retifique o tempero com sal e pimenta a gosto. Sirva de imediato com uma pequena rodela de limão.
